O Projeto Institucional de Bolsista de Iniciação a Docência (PIBID) da UFT em Arraias, propõe os seguintes objetivos: valorizar a formação de professores para a Educação Básica, bem como a permanência destes na docência, estimular os alunos bolsistas para o uso de tecnologia de informação e comunicação nós processos de ensinar, aprender e fazer matemática, promover aos bolsistas a oportunidade de vivenciar metodologias inovadoras através da pesquisa e escolha dos métodos, de utilização de temas transversais e de elaboração e manipulação de materiais didáticos, estimular vínculos com a direção da escola, com os professores de matemática, coordenação pedagógica e principalmente com o professor supervisor da escola participante, afim de que se estabeleça um importante elo entre a educação básica e a educação superior, envolver as escolas participantes em projetos que contribuem na formação dos futuros professores de matemática. Sendo composto por cinco bolsistas, onde os mesmo dedicam 20 horas semanais para o projeto. O colégio escolhido para participar do projeto foi a Escola Professora Joana Batista Cordeiro, as turmas contempladas com o projeto foram as turmas quem vêm com histórico de alto índice de repetência e evasão, sendo escolhidas três turmas de 1º ano de ensino médio. As atividades desenvolvidas pelos bolsistas, foram divididas em quatro etapas: a primeira é realizada na UFT onde fazem os estudos, planejamento, criação e confecção das oficinas; a segunda etapa é realizada na Escola Professora Joana Batista Cordeiro, onde os mesmos observam e aplicam as oficinas; a terceira etapa consiste estudos e leituras individuais e a quarta etapa são as atividades culturais, extensionistas e cientificas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário